Seja você um empreendedor ou funcionário, com certeza já passou por um momento em que precisou tomar uma grande decisão profissional. São ocasiões como aceitar a venda ou compra de uma empresa, pedir demissão de um emprego, arriscar a criação de um negócio ou assumir um novo cargo. Normalmente, essas decisões já são delicadas o bastante. Mas, durante um período de crise, como uma pandemia ou guerra, esses processos podem ficar muito mais difíceis.

Debra Brennan Tagg é fundadora da DBT360 Financial Plan, plataforma que ajuda pessoas a organizar seus planos financeiros e alcançar a vida que desejam. Em artigo para a Entrepreneur, ela compartilhou 5 dicas para passar por momentos estressantes com a cabeça erguida, mesmo que o mundo (ou você) esteja passando por uma crise.

Pergunte-se por quê

Tagg explica que é comum sempre pensarmos no objetivo final. Ela dá o exemplo de um empreendedor de sucesso que planeja se aposentar. Ele quer vender a empresa por X reais. Esse é o fim do seu plano, o seu objetivo. Mas e o seu “porquê”?

Ela diz que fez essa pergunta para um cliente que se encaixava nessa exata situação. Juntos, eles concluíram que o propósito era construir uma empresa que prosperasse nas mãos de novos proprietários, enquanto ele ganharia independência financeira e viajaria o mundo.

“Ao se concentrar em seus valores e visão, ele criou uma meta que independe da inflação, do mercado de ações e do preço da gasolina”, diz Tagg.

Alinhe a tomada de decisão ao objetivo final

Analisando o seu objetivo final, é possível alinhar a suas decisões para torná-lo realidade. Por exemplo, no caso anterior, “viajar o mundo” dava uma ideia de pressa, afinal o cliente gostaria de começar ainda jovem e aproveitar a jornada. Tagg e sua equipe foram capazes de traçar um plano estratégico para fazer tudo aquilo acontecer no tempo e nas condições necessárias.

Estabeleça um processo

O próximo passo, segundo a empreendedora, é traçar o rumo que você irá tomar em direção ao seu objetivo final. Os tópicos mais importantes são:

- Identificar os riscos e oportunidades inerentes à estratégia

- Identificar riscos ou oportunidades maiores que o normal

- Perguntar a si mesmo se essa nova estratégia diminui os riscos ou os benefícios das  oportunidades 

O cliente de Tagg entendeu que a liderança era um aspecto forte para a saúde da sua empresa, mesmo que "sob nova direção". Por isso, ela o ajudou a desenvolver um plano para substituir a função dele por uma equipe que compartilhasse sua paixão pelo negócio. 

Recomece

Contudo,Tagg deixa claro que essa estratégia pode não dar certo. Contratar um time para substituir o cliente pode ser algo caro e complicado para a empresa. O importante é traçar um caminho baseado em estudo e dedicação. Se nada der certo, sempre será possível começar do início.

Considere estratégias alternativas

Se o processo de contratação, ainda usando o exemplo do cliente de Tagg, for muito assustador, a ideia de simplesmente vender a empresa a quem der o maior lance será tentadora, mas não cumprirá o objetivo proposto.

Ela explica que é importante abrir o leque de escolhas e avaliar cada estratégia e decisão a ser tomada, bem como seus riscos e benefícios. Com um planejameto sólido e um processo já deliberado, atingir a meta se tornará possível, não importa qual seja.

Fonte: Revista PEGN - Globo


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