O momento bom na vida do contribuinte, que tanto paga imposto, é saber que o cronograma de restituição foi liberado e haverá valores a serem restituídos. Afinal, um dinheiro a mais na conta não faz mal a ninguém, não é mesmo?

O primeiro lote, que foi liberado ainda no mês de maio/2020, pagou pouco mais de 900 mil contribuintes, totalizando 2 bilhões devolvidos ao contribuinte. E você? Já sabe o quanto vai restituir e em qual lote irá receber?

Continue lendo esse artigo, veja o cronograma de restituição e outras informações importantes para seu bolso. Boa leitura!

Aonde consulto o valor da minha restituição?

O contribuinte que, por ventura, se esqueceu dos valores ou está na dúvida de quanto irá receber de restituição, pode acessar o extrato da DIRPF pelo site ou acessar pelo app da Receita Federal. Para acessar o extrato o contribuinte deve:

  1. Acesse o eCAC da Receita ;
  2. informe CPF, código de cesso e senha. Para gerar o código de acesso é necessário acessar outro link e informar data de nascimento e CPF do usuário;
  3. com código de acesso em mãos é necessário cadastrar uma senha, após isso já é possível acessar o extrato.

Após acessar o site o contribuinte pode acessar no menu “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” todas as declarações enviadas e consultar os valores de restituição de cada uma delas.

Quais os principais status que a declaração pode ter?

 

Quando você acessa o extrato da DIRPF pode se deparar com alguns status, que podem não ser tão claros de interpretar. São eles:

Qual o cronograma de restituição 2020?

Lote Data Remuneração Selic
29/05/2020 0,00%
30/06/2020 0,00%
31/07/2020 1,00%
28/08/2020 ainda não divulgado
30/09/2020 ainda não divulgado

Fonte: Jornal Contabil


Voltar a listagem de notícias
Mastercont Assessoria Contábil

Desenvolvido por Sitecontabil 2020 | Todos os direitos reservados