Escritório Contábil

Notícias Empresariais

PANDEMIA - 74% das empresas mudaram os planos de retorno ao trabalho presencial

Publicada em 18 de agosto de 2021

A vacinação contra a Covid-19 tem se acelerado no país. Atualmente, mais da metade da população tomou, pelo menos, a primeira dose do imunizante.

Mesmo com um cenário mais positivo pela frente, empresas e funcionários não têm retomado as atividades presenciais de forma efetiva.

Segundo estudo realizado pela consultoria KPMG no primeiro semestre deste ano, 66% das empresas estavam interessadas em voltar ao trabalho presencial ainda em 2021, e os 34% restantes em 2022.

A situação, porém, já mudou desde o levantamento. “Agora estamos vendo que está em um patamar de 50% para voltar neste ano e 50% no ano que vem”, afirma Luciene Magalhães, sócia da KPMG.

Não por acaso, 74% das empresas ouvidas pela consultoria afirmam que os planos de retorno ao trabalho presencial mudaram em algum momento por causa do surgimento de novas cepas.

Modelo híbrido

O modelo híbrido é visto tanto por empresas quanto por especialistas como um caminho sem volta. 

Uma pesquisa realizada pela companhia de coworking WeWork com a consultoria Workplace Intelligence aponta que 53% dos funcionários desejam trabalhar três ou mais dias em casa por semana.

Escritórios

O reflexo dessa mudança de hábitos já pode ser percebida no mercado de escritórios em São Paulo – maior centro corporativo do país. No fim de junho, um quarto dos prédios comerciais estava sem locatário.

 

Segundo dados da Newmark, a taxa de espaços vazios na capital paulista atingiu 25,1% no fim de junho no mercado de prédios de alto padrão.

Fonte: Contábeis

Voltar para a listagem de notícias