Escritório Contábil

Notícias Empresariais

AUDITORIA - Razões para contratar uma auditoria externa

Publicada em 09 de setembro de 2021

Atualmente, com os avanços tecnológicos, aceleração da era digital e o acesso à internet, foram gerarados um fluxo elevado de informações. Em decorrência disso, a rotina de gestores e administradores tende a ser bastante ocupadas.

Consequentemente, manter-se atualizado com leis, regulamentos, políticas e normas de compliance e contábeis, se tornou uma tarefa complicada para essas pessoas, e é aqui que a auditoria entra em cena.

Apesar de algumas empresas terem suas equipes de auditoria internas, seus administradores não conseguem acompanhar a evolução da era eletrônica, tão frequentes nas legislações trabalhistas, societárias, tributárias e contábeis. É aconselhável contratar a auditoria externa, pois além de independentes da administração são especialistas nessas áreas.

A importância da auditoria externa para as empresas

Estamos falando de profissionais eficientes para lidar com essas questões. Eles contam com todo o background necessário para realizar a auditoria com eficiência: entendem a legislação, estão antenados às mudanças e sabem quais sãos as melhores ferramentas para avaliar a conformidade e promover as adequações necessárias.

Isso torna os auditores independentes a melhor solução para que tais práticas corporativas sejam executadas com o nível desejado de compliance. Como saber, então, se sua organização deve optar por esse serviço?

Sinais de que é hora de contratar uma auditoria externa

Existem diferentes aspectos a serem avaliados em uma auditoria. Porém, todos eles estão profundamente relacionados a uma questão comum: sua regulamentação. Ter isso em mente é o primeiro passo para identificar os sinais de que é hora de contratar um auditor independente. Veja, a seguir, quais são as que mais se destacam.

Falta de confiança no mercado

A fiscalização de empresas, realizada pelos órgãos reguladores de cada área, traz impactos para a organização auditada e seus parceiros comerciais. Nesse sentido, a falta de confiança no mercado pode ser um sinal de que sua empresa não está enviando a mensagem desejada por clientes e parceiros.

Uma auditoria externa demonstra que o administrador se preocupa com as regulamentações que regem suas atividades. Sem ela, o mercado pode interpretar a sua postura com um desprezo pelas regras, mesmo que não seja o caso.

Por isso, mesmo fatores comuns como as práticas de compliance adotadas na cultura organizacional, devem ser submetidos a uma auditoria externa e de confiança.

Falta de organização nos processos internos

Às vezes parece ser excesso de burocracia ou necessidade de melhoria estrutural pode estar relacionado à falta de uma auditoria externa. Isso acontece com certa frequência na gestão de documentos fiscais, por exemplo. Uma auditoria das demonstrações contábeis não é simplesmente uma checagem de conformidade, mas uma análise da estratégia de gestão.

Um auditor externo traz um olhar de fora. Ele á capaz de identificar fatores que podem estar prejudicando a eficiência do trabalho. Dessa maneira, a auditoria garante tanto a conformidade quanto a organização dos processos.

O maior sinal ao qual você deve estar atento é se estão passando por muitos problemas contábeis, é fundamental contar com alguém que domine o assunto com profundidade, especialmente no que diz respeito a eventuais mudanças na legislação.

Falta de transparência

Se não há boa comunicação entre os sócios pode ser baseado em informações desalinhadas, é preciso acender o sinal de alerta, pois podem gerar complicações na hora de elaborar um planejamento estratégico para os negócios. É comum no mercado, a empresa estimar um valor de venda muito mais alto do que o proposto pelos interessados na aquisição.

Como escolher uma empresa de confiança para realizar a auditoria?

Primeiramente, confira se a empresa está devidamente habilitada para realizar esse serviço. Isso significa ter credenciamento nos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC), além de aprovação de qualidade promovida pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Se você representa uma organização de grande porte, fundo de investimento, sociedade de capital aberto ou outra entidade regulada por algum setor, confira também se a empresa tem registro na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O segundo ponto é analisar a empresa de auditoria. Desconfie imediatamente de valores muito baixos, assim como os muito abusivos. Um auditor inexperiente pode querer ganhar sua confiança por meio do preço baixo, mas não dar conta da complexidade da sua empresa. Nesse caso, nada substitui a experiência nesse mercado.

Um ponto importante é verificar se os profissionais da empresa de auditoria passam pela carga mínima de treinamentos exigidos para atuar como auditor independente, do Programa de Educação Continuada – PEC.

Confirme sua atuação junto a clientes referidos.

Fonte: Contábeis

Voltar para a listagem de notícias